Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2011

"15 DE NOVEMBRO DE 2011 ! UMA HISTÓRIA DE 122 ANOS ! BRASIL REPÚBLICA"!!!


A Proclamação da República Brasileirafoi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.

A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechalFloriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de MagalhãesQuintino BocaiuvaRui Barbosa,Campos SalesAristides LoboDemétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.



Proclamação da República




Manoel Deodoro da Fonseca


Feriado dia 15 - Brasil República: Uma história de 122 anos 
                       Nesta terça-feira, dia 15, o Brasil comemora seu 122º aniversário como República. Afinal, foi nessa mesma data, só que no ano de 1889, que o Marechal Deodoro da Fonseca liderou o movimento militar que derrubou o então regime monárquico que vigorava no país.
                      O Império do Brasil, que regia o país desde1822 adotava a Monarquia Constitucional Parlamentarista como sistema político.
                      Porém, o Império vinha passando por uma grande crise, fundada em diversos aspectos:

                     - Falta de apoio dos proprietários rurais, que detinham grande capital econômico e desejavam maior poder político;

                     - As duras críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro em relação à corrupção existente na corte;

                     - O crescimento da classe média, que desejava maior participação política no país;

                     - Interferência de D. Pedro II em assuntos religiosos, o que causou um descontentamento na Igreja Católica.

                     Além disso, D. Pedro II, doente, não possuía mais grande força política no país, o que ajudou no crescimento do movimento republicano.

                     Diante disso, em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu todo o Conselho de Ministros e seu presidente, e em seguida, assinou o manifesto de Proclamação da República no Brasil.
                                           THE END.

Nenhum comentário:

Postar um comentário