Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"ENTREVISTA COM O NOSSO AMIGO JOÃO LOPES"!!!


 O SITE MARECHALNOTICIA ENTREVISTOU O NOSSO AMIGO E HOMEM DE BEM JOÃO LOPES. ACOMPANHEM!


Marechalnotícias: Quem é o Eng.º João Lopes?

E
ng.º João Lopes:

- Deodorense da Poeira, 52 anos, filho de vendedor ambulante de peixe e de uma labirinteira, que com sacrifício, força de vontade e fé em Deus, conseguiu alcançar suas metas e objetivos na vida, quer seja como professor, profissional de engenharia, ou como pai de família e cidadão.
Marechalnotícias: Quais seus vínculos com Mal. Deodoro?
Eng.º João Lopes:
-Sou deodorense, de família deodorense, casado com uma deodorense, dois dos meus quatro filhos nasceram aqui. Fiz 1º grau na escola Deodoro da Fonseca e Tavares Bastos, fui músico da Filarmônica Santa Cecília, fui do Clube de Jovens Católicos, fui professor de matemática e física nos colégios de Mal. Deodoro. Apesar de ter me afastado do Estado de Alagoas por necessidade profissional nunca deixei de ficar mais de dois meses longe da terra querida. Ultimamente, depois de quase trinta anos trabalhando em obras, em gerenciamentos de contratos e em administração de empresas construtoras, pelo Brasil afora, consegui agora me dar ao prazer de conviver mais com minhas raízes, onde tenho participado um pouco mais do dia a dia do município, e tomado conhecimento de parte das coisas do que aqui ocorre.
Marechalnoticias: Fale-nos um pouco de sua experiência profissional e administrativa.
Engº João Lopes:
-Graças a Deus me saí bem na profissão de engenheiro, comecei trabalhando em Alagoas em uma construtora com matriz na Paraíba, depois fui convidado para ir ao estado da Bahia, e fui contratado pela Construtora COESA/OAS onde executei a implantação da Av. Santiago de Copostela em Salvador, isto me abriu as portas, e a partir daí sempre tenho atuado em empresas baianas, onde fui gerente e engenheiro responsável por varias obras pelo Brasil afora tais como, construção de barragens, adutoras, e dezenas de pontes e rodovias. Atuei também como gerente comercial da Construtora Limoeiro uma antiga construtora da Bahia, atualmente estou em uma das grandes construtoras da Bahia, e lá já completei vinte anos de casa, e hoje ocupo o cargo de Diretor de Produção.


Marechalnotícias: Pode-se dizer que o Sr. tem serviços prestados a Mal. Deodoro?
Engº João Lopes:
Olha meu caro André, ao longo da minha carreira profissional tive oportunidades de empregar centenas de jovens e pais famílias Deodorense. Existem aqui em nossa terra várias pessoas que começaram trabalhando comigo como servente braçal e com a oportunidade que dei, hoje são encarregados de pavimentação, laboratoristas de solo, encarregados de mecânica, topografo, encarregado de obra. Dou essas chances aos meus conterrâneos por gratidão a tudo de bom que esta terra me ensinou. Tenho também ajudado um pouco já há alguns anos as instituições socioculturais de nossa terra a exemplo da Filarmônica Santa Cecília, da qual tenho o orgulho de ser Presidente de Honra. Porém ainda é muito pouco, afinal todos nós poderemos fazer algo por essa gente carente.

Marechalnoticias: Que visão o Senhor tem hoje da Conjuntura Político-social de Mal. Deodoro?

Engº João Lopes:
-Marechal se destaca como município no cenário alagoano, por ser a terceira maior receita do estado ( 1ª em valores per-capita), pela aproximação com a capital e pela tradição, história e cultura, sendo assim uma vitrine para qualquer político. É por isto que, de uns tempos para cá, Marechal vem atraindo o interesse de muitos políticos profissionais, alguns sem vínculos de origem com nossa terra, e outros já bastante conhecidos nossos, que insistem em não entender que os tempos mudarão . Nossa gente, que há alguns anos era acostumada com o voto inconsequente, começou a se politizar, ou seja, agora o nosso povo começa a despertar para o direito e dever de cobrar e fiscalizar o gerenciamento de nossos recursos. Alguma coisa tem melhorado. Porém nós deodorenses merecemos mais, queremos inovação, queremos mais mudanças e que nossos recursos sejam bem aplicados para acabar com essa carência social que vivemos. Precisamos cada vez mais de bons homens públicos, de incentivar deodorenses capacitados a se engajarem na direção do nosso município, de gestores eficientes e comprometidos tão somente com o bem estar do povo, notadamente dos mais necessitados, e de cidadãos que tenham consciência critica de fiscalização e participação. É notável nas ultimas décadas, a ausência de deodorenses exercendo funções ou cargos de destaque em órgãos de todas as esferas da administração publica, na política federal ou estadual, raros deodorenses tem se destacado no judiciário, raros na iniciativa privada, existe até um vazio de deodorenses na condução do nosso município , por exemplo : o prefeito, o vice-prefeito, o juiz, o delegado, o(a) promotor(a), o presidente da câmara, o gerente do banco , o padre, até acredito que a maioria dos pastores das igrejas evangélicas não são deodorenses. Não sou xenófobo e não tenho nada contra essas pessoas, acho que elas estão até certo ponto contribuindo para o desenvolvimento do nosso município são todas bem vindas, porem que é estranho, e é preciso que façamos uma reflexão sobre o que poderá está ocorrendo, porque não surgem lideranças próprias em nossa terra ? Será ineficiência na educação? , Será baixa-estima com raízes históricas? O que não está dando certo?
Marechalnoticias: O Senhor é pre-candidato às próximas eleições?

Engº João Lopes:
-Ser candidato a um cargo majoritário, não depende da vontade de uma pessoa só, e sim da confluência de uma série de fatores, tais como: uma base partidária, um engajamento ou militância político-partidário, reconhecimento popular, ter serviço prestado à comunidade, ter conhecimento das necessidades e problemas do povo, ter vocação para politica, e infelizmente em nosso estado ter também um bom lastro financeiro. Tenho sido ultimamente incentivado por uma infinidade de conterrâneos de todos os cantos de Mal. Deodoro, inclusive de pessoas de quem eu não esperava, a entrar na politica, e isto tem me deixado orgulhoso por esse reconhecimento, mas não tenho procurado, feito força, e nem agido com objetivo de ser candidato. Tenho consciência que teria que vencer todos aqueles obstáculos que citei, e no meu caso tem outro obstáculo que é minha posição na empresa que faço parte, pois ficará difícil dividir minha atenção entre a politica e o trabalho, mas em resumo: apesar das dificuldades, o tema me fascina. 

Marechalnoticias: Diga suas considerações finais.

Engº João Lopes:
-Vejo que a penetração que esses veículos de informação como o Marechalnoticias, o Realdeodorense e outros estão tendo, é a maior prova que os tempos mudaram, e que a sociedade Deodorense começa a tomar um melhor nível de conscientização através da informação dos meios modernos de comunicação social, é necessário reconhecer que vocês estão prestando um ótimo serviço a nossa comunidade. Quero agradecer pelo convite, e parabenizar vocês pela iniciativa e pelo sucesso desse Site, e que sempre estive e estarei a serviço do bem de nossa querida terra.



                                                            THE END.

Nenhum comentário:

Postar um comentário