Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

"TSE JULGARÁ HOJE A TARDE AÇÃO CONTRA TÉO VILELA"!!!




O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar na tarde desta terça-feira (13) a ação movida pela coligação de Ronaldo Lessa (PDT) contra o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e seu vice José Thomaz Nonô (DEM), com pedido de cassação de seus mandatos.
A data do julgamento foi anunciada na segunda-feira (5), em informe publicado no Diário Oficial da União, mas pode haver mudança em face de outros compromissos do TSE, embora a expectativa seja de que o processo entre na pauta desta terça.
Até agora, dos processos movidos contra 12 governadores eleitos em 2010, dois já foram julgados e, em ambos os casos, o TSE manteve os acusados em seus cargos (Rio Grande do Norte e Roraima).
Teotonio Vilela e Thomaz Nonô são acusados de distribuir 1.600 ovelhas a produtores rurais do Agreste e Sertão do Estado nos meses de agosto e setembro de 2010, em plena campanha eleitoral, por meio do programa “Alagoas Mais Ovinos”.
O detalhe é que, embora incluído na acusação, Thomaz Nonô não tinha nenhuma participação no governo, já que o vice-governador era José Wanderley Neto, e Nonô não exercia nenhuma função na equipe administrativa de Vilela.
A acusação de abuso de poder econômico partiu da coligação “Frente Popular por Alagoas”, liderada por Ronaldo Lessa (PDT) – derrotado no 2º turno da eleição por Teotonio – e que poderá assumir o cargo em caso de cassação. O governador venceu a disputa com 712.789 votos (52,74% do total válido).
A ação da coligação de Lessa sustenta que não havia previsão orçamentária para a distribuição dos animais. Já a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, em seu parecer, afirmou que o programa foi usado com “evidentes fins eleitoreiros”, “sem previsão legal, cujo uso objetivou o favorecimento do então governador, candidato à reeleição e seu companheiro de chapa, mediante a distribuição gratuita dos animais, custeada pelo poder público”.
Durante o desenrolar do processo, Teotonio Vilela se disse tranqüilo e afirmou que o parecer de Sandra Cureau não o preocupava: “Não me preocupo com o parecer. Temos a consciência de que realizamos o trabalho correto na campanha. O Mais Ovinos é um programa de 2004. Não foi criado nas eleições. Foram poucas as famílias beneficiadas em comodato”, asseverou o governador
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e a Procuradoria Regional Eleitoral julgaram improcedente a ação contra Teotonio Vilela, considerando a quantidade de ovinos distribuídos no período, mas também o fato de que o programa foi criado precisamente no governo do próprio Ronaldo Lessa.
O relator do processo é o ministro Arnaldo Versiani.

Em Brasília
Em sua coluna na Revista Isto É, o jornalista Ricardo Boechat afirma que Vilela foi visto "perambulando pelos corredores do TSE às vésperas do julgamento". 
Segundo informações, Ronaldo Lessa também andou "visitando" os gabinetes dos ministros. 

 

                                                      THE END.

Nenhum comentário:

Postar um comentário