Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

"GALINHA AO MOLHO PARDO DA LOURDES, UMA TRADIÇÃO DE 30 ANOS"!!!



Quem viaja em busca do sol e da bela praia do Francês, na cidade de Marechal Deodoro,  deve colocar no roteiro gastronômico a galinha ao molho pardo de dona Lourdes, uma tradição de 30 anos. Esta simpática senhora, batizada Maria de Lourdes Pereira, comanda bem as panelas de seu modesto restaurante,  riquíssimo no sabor, e a galinha ao molho pardo reina absoluta no cardápio.
Lourdes é uma dama da gastronomia popular de Alagoas, o sucesso da iguaria deve-se ao molho de textura aveludada e sem acidez. Nas suas panelas ela só usa galinha velha, para garantir o sabor. Para acompanhar, arroz com açafrão, feijão caseiro, farofa e salada crua.
Dona Lourdes aprendeu a usar novos temperos, como açafrão e salsinha, durante o período em que viveu em São Paulo, trabalhando como cozinheira. “Meus clientes chegam ao restaurante e pedem o arroz de capim, por causa do açafrão”, diz Lourdes.
Durante a temporada em São Paulo, Lourdes comandou a cozinha de gente famosa, como o apresentador e comediante da Globo, Jô Soares.  “Um dia, resolvi mudar a minha vida e fui morar em São Paulo. Fiz o cadastro numa agência e consegui trabalho de cozinheira. Preparei comida para Jô Soares, Vanusa, Carlos Alberto da Nóbrega. Foi uma época boa, embora vida de artista seja uma loucura, não tem horário certo para comer”, recorda.
Foi na residência de uma família árabe que Lourdes teve a oportunidade de aprender a preparar algumas especialidades típicas dessa culinária, como kibe, charuto de repolho e tabule. Ela diz que quando tem saudade faz para seus filhos em casa, mas bem que dona Lourdes poderia também fazer no restaurante, com certeza não iriam faltar clientes.
Bom, mesmo sem o público conhecer os quitutes árabes de dona Lourdes, a galinha ao molho pardo é de deixar saudades, e o molho bem encorpado é ideal para misturar na farinha e comer sem cerimônias. Na cozinha da dona Lourdes são utilizadas cerca de 40 galinhas por semana.
Na receita da especialista tem tomate, cebola, pimentão, uma pitada de orégano, pimenta-do-reino branca, folhas de hortelã, pimenta-de-cheiro, alho, salsão, manjericão, uma pitada de cominho, folha de louro e colorau. Ela coloca tudo no liquidificador com um copo de vinagre, bate e mistura com a galinha, para cozinhar. Por último, bate o sangue da ave com vinagre, mas só coloca no final, com a carne já cozida.

Outra receita bem apreciada pelos fãs da cozinha de dona Lourdes é o camarão ao molho de tomate, ou então, os tradicionais pratos feitos de carne, galinha ou peixe. Já a cocada com leite condensado, feita por uma amiga da Lourdes, é o melhor doce da casa.


Quando falei com dona Lourdes pelo telefone, apenas para atualizar o preço, porque sua comida é honesta e boa, ela estava triste por ter perdido o filho Alex.  Mas como boa guerreira, ela disse: “perdi para Deus”.
A alagoana criou dignamente os três filhos (Alex, Patrícia e Jonatas) na labuta de um fogão e com o dom da boa gastronomia. Para os seus clientes, ou melhor, os fãs de dona Lourdes,   comer no seu modesto restaurante é uma alegria para o paladar.







TNH




                                                             THE END.

Nenhum comentário:

Postar um comentário