Faz pouco tempo que a educação de Marechal Deodoro começou aprender a lição da “Democracia”. Depois de décadas de indicação política dos Diretores das Escolas, finalmente o exercício da democracia chegou até escolas através da lei que criou a eleição dos gestores escolares pela Comunidade Escolar: Pais, alunos, professores e funcionários, finalmente, ganharam o direito de eleger seus diretores escolares, visto que estas são as pessoas diretamente interessadas no bom funcionamento das escolas, que passaram a ganhar autonomia, sem as manobras políticas.
Porém, no último dia 12 de abril, numa reunião realizada no auditório do IFAL, as escolas foram surpreendidas com um anúncio da secretaria de Educação de que uma nova lei, aprovada pela câmara de Vereadores desde fevereiro, acaba com as eleições diretas para gestores escolares, substituindo por um concurso. Obs: Isto é uma vergonha!
Alguns itens da lei foram apresentados para os participantes da reunião, que receberam perplexos a novidade, visto que a existência da nova lei, não era do conhecimento do Ministério Público, o que foi afirmado Pela Dra. Aparecida, representante do Ministério Público presente à reunião, nem dos diretores, coordenadores e professores presentes.
O Vereador Cacau, também presente à reunião, manifestou sua insatisfação com a nova lei que retira dos pais, alunos, professores e funcionários o direito de escolher os seus diretores escolares e com o fato desta lei ter sido aprovada em caráter de urgência pela câmara, sem que houvesse uma justificativa legal para isso.
''Gestão Democrática nas Escolas é uma exigência do Ministério da Educação''e pressupõe a participação direta da comunidade escolar na vida cotidiana das escolas, através dos Conselhos Escolares. Garantir que a comunidade escolar eleja seus gestores é um elemento indispensável para o fortalecimento da Democracia e atuação dos Conselhos.
A aprovação dessa nova lei, que ainda não é do conhecimento da comunidade escolar, retira desta o direito de escolher os Diretores de suas escolas. O conteúdo da nova lei traz ainda algumas decisões preocupantes a exemplo de, no caso de não haver aprovados no concurso o gestor escolar ser indicado pela Secretaria de Educação. Será isso que eles querem?
"É hora de o povo deodorense fazer valer seus direitos democráticos e começar a dizer o que acha disso tudo". ATENÇÃO: Ministério Público e a Câmara de Vereadores, "é preciso tomarem posições no sentido de não permitir este retrocesso democrático na Educação de Marechal Deodoro" e, principalmente que os alunos, pais e profissionais da Educação possam se dá conta do risco que corre a Gestão Democrática nas escolas do nosso município.
Isto é uma prova que o nosso município, está voltando ao tempo da ditadura! Muitos não gostam quando eu digo, que Marechal Deodoro está crescendo pra baixo como rabo de cavalo. É hora da comunidade estudantil deodorense se manifestar em prol da gestão democrática. ACORDA ESTUDANTES DA NOSSA TERRA!
Perguntar não ofende: A fábrica de gelo dos pescadores que a prefeitura de Marechal Deodoro desmontou, já está funcionando?
Perguntar não ofende: A fábrica de gelo dos pescadores que a prefeitura de Marechal Deodoro desmontou, já está funcionando?
Obs: "A VIDA É UMA RODA GIGANTE".
Nenhum comentário:
Postar um comentário