Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

PREFEITURA DE MARECHAL ESTÁ RECUPERANDO FACHADA DE CASAS NO CENTRO HISTÓRICO

No Centro Histórico de Marechal Deodoro não há um prédio moderno se quer. Dos mercadinhos às repartições públicas, tudo acontece e respira em casarios antigos. À beira do maior complexo lagunar que já se viu, a primeira capital de Alagoas é sinônimo de história. História que reverbera nas centenas de construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (IPHAN). No âmbito da 8ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro, uma parceria firmada entre a Prefeitura do município e a Ibratin vai deixar muito mais colorido o evento marcado para o fim deste mês.
O Centro está ganhando novas cores. A iniciativa surgiu com o objetivo de requalificar o perímetro onde se encontra a maior concentração de casarios históricos da cidade. Quem explica é o curador da 8ª Flimar, o secretário de Comunicação de Marechal Deodoro, Lininho Novais. “O projeto foi um pedido direto da Prefeitura para requalificar um trecho que estava se deteriorando por causa das ações do vento e chuvas. A Imbratin abraçou de imediato a ideia de se tornar não só parceira da Flimar, como também ser responsável por essa reforma de valor histórico.”
Inicialmente serão contempladas as casas do perímetro onde acontecerá a Festa Literária. A região foi priorizada pela proximidade com a área de realização da Flimar. “As pinturas teve início nesta semana. Numa primeira etapa serão revitalizadas 26 casas”, conta a Superintendente da Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro, Fernanda Gueiros. Para que a ideia saísse do papel foi feito um estudo e a elaboração de um projeto para aprovação no Iphan.

Com ascom pmmd

Nenhum comentário:

Postar um comentário