Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

"MENSAGENS PARA O MEU AMIGO EDGLEMES, D.VALDENICE E FAMÍLIA"!!!












EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.
Jesus Ressuscitado é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele nos conforta em nossa caminhada com sua presença alentadora. Ele nos mostra o Pai através de suas palavras, seus gestos.
A partida de Jesus para a casa do Pai através da morte e ressurreição, deixou o coração dos discípulos perturbado. Tomé e Filipe representam a comunidade na busca de libertação do medo que impede a ação missionária. O Senhor ressuscitado consola os discípulos com a sua presença, revelada especialmente na oração, no dom do Espírito, na escuta amorosa da palavra, no dom da paz.
Os discípulos ainda não tinham compreendido que Jesus, mediante sua vida e missão, indicou o caminho a seguir para chegar ao Pai. Tomé expressa o desejo de conhecer o caminho. No encontro com Tomé, Jesus faz a grande revelação: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6). Jesus é caminho por ser a verdade, expressão de sua fidelidade ao desígnio salvífico; por ser a vida que consiste na comunhão perfeita de amor com o Pai.
A pergunta de Filipe mostra que os discípulos ainda não se deram conta de que Jesus como o caminho, a verdade e a vida é o lugar onde Deus mesmo se torna acessível. “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai” (Jo 14,9). O discípulo é chamado a contemplar no Filho a presença amorosa do Pai. Jesus é o caminho que possibilita fazer a autêntica experiência de amor e comunhão com o Pai.
Por meio do caminho de seguimento a Jesus, os discípulos experimentam a verdade que é vida em plenitude, não uma doutrina. A vida de Jesus, suas palavras e obras revelam o Pai.
A obra de Jesus continua através do testemunho de fé dos discípulos. “Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas” (Jo 14,12). Pela adesão a Jesus, o comprometimento com sua obra mediante o amor fiel aos irmãos, os discípulos trilham o caminho para o Pai.
Os cristãos são impelidosa viver em Cristo, “pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e valiosa aos olhos de Deus” (1Pd 2,4-9). Pela sua vida, morte e ressurreição, Jesus tornou-se a pedra viva sobre a qual se constrói o novo edifício espiritual, que acolhe a nova e definitiva presença de Deus. Pelo batismo, os cristãos tornam-se pedras vivas, comunidade de fé, povo renovado pela graça de Deus.
“Vós sois raça escolhida, sacerdócio do Reino, nação santa e povo conquistado, para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas à sua luz maravilhosa” (v. 9). Na experiência pascal, a comunidade, formada principalmente de gente simples, humilde, escrava, encontra dignidade e força para o testemunho eloquente da fé.
O Senhor nos convida a renovar nossa adesão a ele e nosso desejo de comunhão e solidariedade de uns para com os outros.
O Salmo 32(33) convida a dar graças a Deus pela sua bondade e fidelidade, que se revela na criação do universo e na caminhada de libertação do povo. Os fiéis esperam na misericórdia do Senhor, pois ele ama o direito e a justiça. Jesus Cristo, a Palavra criadora e terna do Pai, levou à plenitude o projeto universal de salvação para a humanidade. Povo conquistado por Deus, cantemos ao Senhor um canto novo, porque ele faz maravilhas no seu Filho Jesus.

Dom Mauro Montagnoli.




                                                    THE END.

Nenhum comentário:

Postar um comentário