Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

"PARABÉNS A PREFEITA MELINA FREITAS PELO BELÍSSIMO TRABALHO A FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS"!!!


















Expand















Expand


















“Lugar bom para não pensar em nada é o cantinho da gente ao por do sol...”
                                         Dados Importantes

Uma história encatadora (A origem...)

A bela cidade de Piranhas é a única do semiárido nordestino a ser tomabda pelo patrimônio histórico nacional. Localizada no sertão alagoano, distante 280 Km da capital Maceió, Piranhas - que antes era chamada de Tapera, surgiu no século XVIII e foi emancipada em 03 de junho de 1887. Conta-se que, num riacho da Tapera, um caboclo pescou uma grande piranha e quando chegou em casa, lembrou que tinha deixado a faca e falou para o filho: "vá ao porto da piranha e traga o meu cutelo".
Fatos marcantes fazem de Piranhas uma das cidades mais importantes do Baixo São Francisco. Em 1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro II, e ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco e, posteriormente, com a chegada da estrada de ferro construída pelos ingleses, no século XIX. A força policial que exterminou o grupo e o rei do cangaço Virgolino Ferreira da Silva - O Lampião, saiu de Piranhas.
A exposição das cabeças de Lampião, Maria Bonita e de nove cangaceiros na escadaria da prefeitura, marcou o fim do maior fenômeno brasileiro: o cangaço. A cidade serviu de inspiração para o saudoso seresteiro Altemar Dutra, bem como serviu de locação para filmes famosos como Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, e Baile Perfumado, de Lírio Ferreira.

O Cangaço, histórias e lendas.

Palco de grandiosas histórias ligadas ao cangaço, Piranhas foi o ponto de partida da famosa volante comandada pelo Ten. João Bezerra, que emboscou e matou Lampião e seu bando na Grota de Angicos em 28 de julho de 1938. O bando teve suas cabeças cortadas e exibidas nas escadarias do antigo Palácio Provincial de Piranhas, onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal. A cidade ainda foi vítima do terror causado pela invasão de Corisco e Gato, comparsas de Lampião. Liderando seu bando, Gato veio em busca de sua mulher que, equivocadamente, havia sido dada como morta. A população reagiu e o cangaceiro tombou com um tiro certeiro em 27 de outubro de 1936.

Delícias do Velho Chico (Culinária)

Por sua localização privilegiada, às margens do Rio São Francisco, Piranhas oferece uma grande variedade de pratos à base de peixes, pitus e a tradicional feijoada de canoeiro. A culinária também apresenta pratos de inspiração sertaneja, como a galinha caipira, a carne de bode e o singular doce de coroa-de-frade, feito a partir de um cacto nativo.
PARABÉNS PREFEITA MELINA FREITAS


 PELA BELA ADMINISTRAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário